quinta-feira, 5 de julho de 2012

Feliz aniversário, Bill Watterson!

Calvin e Haroldo

O criador de “Calvin e Haroldo” faz hoje 54 anos.

Seu nome de batismo é bem portentoso: William B. Watterson II. Nascido em 5 de julho de 1958 na cidade de Washington, William formaria-se em ciência política (vejam vocês) no ano de 1980 no Kenyon College em Gambier, em Ohio.

Mas estavam nos quadrinho os verdadeiros rumos de William. Prova disto é que logo ao graduar-se, o jornal “The Cincinnati Post” o convidou para desenhar tirinhas humorísticas com teor político – como as que vemos muito pelos jornais brasileiros. Ele permaneceria por alguns anos criando este tipo de arte até criar seus icônicos personagens: “Calvin and Hobbes” (no Brasil traduzido para “Calvin e Haroldo”).

Segundo o próprio William – que já havia começado a assinar seus trabalhos como Bill Watterson – muito de sua própria vida foi usado como embasamento para a criação da curiosa e emblemática dupla. “Hobbes” mesmo foi em muito inspirado no gato de Bill, “Sprite”.

Calvin e Haroldo 1

Com uma temática agora fora do cenário político, o garoto Calvin via-se em sua curtas histórias sempre as voltas com algo feito pelos adultos (na maioria das vezes, seus pais) que o deixavam perplexo. E é assim que surgem suas dúvidas, descobertas, curiosidade e frustrações com seu tigre de pelúcia Haroldo (“Hobbes” no original) que em sua imaginação conversava com ele e lhe respondia como se possuísse vida. Por possuir logicamente os mesmos pensamentos do garoto, Haroldo apenas concordava com seu descontentamento ou o ponderava levemente – ponderações estas feitas pela própria imaginação do menino.

Calvin e Haroldo 2

Desde sua primeira tirinha, em 11 de novembro de 1985, a dupla Calvin e Haroldo continuou a receber novos episódios produzidos em ritmo frenético por Bill – eram lançadas diáriamete e distribuídas pela editora “Universal Press Syndicate” em 14 países. Isto até o início de janeiro de 1996, data na qual o criador cessou suas atividades com a caneta criativa do garoto e seu tigrezinho de pelúcia.

As vésperas de tomar a decisão que encerraria a trajetória de “Calvin e Hobbes” nos quadrinhos, Bill lançou uma nota aos seus leitores. Nela, ele dizia ter sido uma difícil decisão, mas que agora ele procurava novos rumos em sua carreira. Profundamente grato por todo o reconhecimento recebido por seu trabalho com a pequena dupla, ele afirmou que por muito tempo seus trabalhos continuariam sendo publicados pelo mundo afora

Os livros com cimpilações destas tirinhas são extremamente procurados e vendidos ao redor do mundo – o volume especial “Os Dez Anos De Calvin & Haroldo”, por exemplo, angariou o posto de “best seller” segundo o New York Times.

Por seu trabalho com os personagens, Bill Watterson foi agraciado com o “Reuben Award” (prêmio dado pela Sociedade Nacional de Cartunistas). Foi considerado o mais jovem cartunista a conseguir a premiação.

Homem de valores e princípios bem definidos, Bill Watterson jamais aceitou vender os direitos de uso de imagem dos personagens para qualquer merchandising (canecas, camisetas etc.). Diz estar “protegendo a integridade da personalidade” da dupla.

Hoje, ele mora em Cleveland com sua esposa Melissa Richmond e dedica-se a pintura de paisagens. Mas o legado deixado por ele nos quadrinhos é definitivo e será para sempre lembrado como um marco.

Tudo isto exposto, apenas fica aqui nossa reverência a este gênio e os votos de um feliz e grande aniversário Bill Watterson!

Calvin e Haroldo 3

0 comentários:

Postar um comentário