domingo, 26 de agosto de 2012

Planeta engolido levanta teorias sobre o fim do mundo

fimdomundocapa

Durante a análise química de uma estrela, astrônomos encontraram evidências de um planeta que supostamente foi “engolido” por ela.

Com isso, algumas teorias sobre um possível fim da Terra puderam ser levantadas. O possível planeta em questão foi absorvido pela estrela BD-48 740, um tipo de estrela de uma classe bem diferente do nosso Sol, conhecida como “gigante vermelha”.

Esse tipo de estrela possui um aumento considerável de temperatura próxima ao núcleo. Com isso, os planetas próximos acabam sendo destruídos, por não conseguirem suportar a mudança térmica brusca. Segundo cálculos, o Sol deve se tornar uma gigante vermelha daqui a cinco bilhões de anos, então ele começará a expandir.

Também foi encontrado uma grande concentração de lítio na gigante vermelha estudada, o que não é comum em estrelas desse tipo. Segundo Alexander Wolzzscan, estudioso da universidade de Pensylvania State, a concentração provavelmente acarretou após a BD-48 740 absorver planetas ao seu redor.

Próximo à estrela, também foi encontrado um planeta que está desenvolvendo uma órbita ao redor dela. É um planeta grande: Possui 1,6 vezes a massa de Júpiter, o maior planeta de nosso sistema solar. Essa formação de órbita é extremamente rara, e deve ser o próximo objeto de pesquisa dos estudiosos.

Os detalhes da pesquisa foram publicados na revista americana “Astrophysical Journal Letters”.

0 comentários:

Postar um comentário